Descrição da Posição

Oficial de Apoio Psicossocial (APSS)
Localização Mozambique - Inhambane
Duração da jornada Tempo Inteiro
Candidatar-se Agora

Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation (EGPAF) tem a missão de criar um mundo onde nenhuma mãe, criança ou família sejam devastadas pelo HIV e pela SIDA. Junte-se a nós em nossa luta por uma geração sem SIDA.

 

Título: Oficial de Apoio Psicossocial (APSS)

Departamento: Técnico

Localização: Inhassoro, Província de Inhambane, Moçambique

Reporta-se a: A nível do distrito reporta-se ao Coordenador Regional, A nível nacional reporta-se ao   Assessor Nacional de APSS.

Subordinados directos: N/A

  

Como você lutará por uma geração sem SIDA?

O objectivo desta posição é de fortalecer a capacidade técnica dos SDMAS, US para garantir o acesso aos serviços de APSS e Saúde Mental de qualidade as PVHIV prioritariamente para mulheres grávidas e lactantes, Adultos, Adolescentes, Crianças e às suas famílias.

Nesta posição, o Oficial de Programa de APSS articula com a equipa multidisciplinar dos SDMAS e US para assegurar a operacionalização das directrizes emanadas pelo MISAU a nível distrito/unidade sanitária. Ira apoiar e monitorar as intervenções levadas a cabo por diferentes actores nas áreas de APSS incluindo a Saúde Mental, apoio a adesão e retenção, CETA- Saúde mental bem como preventivas e de reintegração.

 

 Não há dois dias iguais na EGPAF, mas o que você pode esperar como responsabilidades?

 

·       Planificar, implementar e monitorar as actividades de Apoio Psicossocial e mais especificamente o a oferta do Aconselhamento Pré-TARV, Seguimento da Adesão e Reforço da adesão para casos especiais incluindo estratégias de retenção dos utentes aos cuidados e tratamento.

·       Trabalhar com a equipa da província para assegurar a oferta dos serviços de APSS e PP de qualidade nas diferentes componentes: Aconselhamento Pré-TARV e de Seguimento de adesão, Grupos de apoio pediátricos e de adultos/cuidadores, aconselhamento individual para crianças, cuidadores, adultos, de casal e familiar. Focalização na identificação das potenciais barreiras que podem comprometer a adesão e continuidade dos pacientes em tratamento e activamente desenvolver juntos com cada paciente um plano de mitigação que previne o paciente de se tornar faltosos ou abandonos. Para os pacientes que são identificados tendo algum factor de risco de adesão e/ou de retenção, trabalhar activamente juntos com os pacientes sobre um plano de mitigação que previne estes pacientes de se tornar abandonos.

·       Assegurar junto com a equipa da província a oferta do pacote de Acolhimento aos utentes reintegrados de qualidade nas US

·       Apoiar na implementação com fidelidade do pacote de Welcome to care package a todos os pacientes faltosos e abandonos

·       Para os pacientes com CV acima de 1000 copias, assegurar que cada um recebe atempadamente as sessões de Melhoria da Adesão (AMA) de acordo com as normas nacionais e que as sessões sejam devidamente registadas e monitoras para beneficiar de uma CV de controle que vai apoiar na tomada de decisão ou de lhe manter com o actual regime se conseguir suprimir a sua CV ou de lhe apresentar ao Comité TARV provincial que ira tomar a decisão da mudança ou não de regime terapêutico.

·       Realizar visitas de assistência técnica, uma mentoria para conselheiros e provedores envolvidos nas atividades de APSS nas US da Sede e Periferias incluindo a avaliação sistemática da qualidade;

·       Assegurar a coordenação da ligação entre US e a comunidade com a equipa multidisciplinar da US e parceiros que implementam intervenções comunitárias na componente das visitas de reintegração e sua referência para US e ligação com os C&T.

·       Trabalhar com as equipas das US na operacionalização de fluxogramas, algoritmos e POPs das áreas de APSS e PP, Saúde Mental-CETA, acções preventivas e de reintegração bem como de reforço de adesão para casos especiais, sistematização das atividades de reintegração para utentes faltosos e ou abandonos aos cuidados e tratamento.

·       Trabalhar com as equipas da US na oferta de serviços de APSS pediátrico com crianças e cuidadores

·       Coordenar com a equipa multidisciplinar da US e outros actores a criação e ou revitalização de grupos de apoio de crianças, de cuidadores e adultos em TARV..

·       Prestar assistência técnica aos actores das estratégias de (AJM, HC, Educadores de pares, Mães Mentoras e outros na componente técnica de APSS visando a promoção de adesão e retenção aos C&T desde a formação e monitoria da oferta de serviços quer na US como na comunidade.

·       Em coordenação com os diferentes intervenientes, apoiar na operacionalização de actividades de saúde mental na componente CETA.

·       Alocação dos instrumentos e materiais CETA necessários para a implementação das actividades nas US em cada porta de entrada das US.

·       Realizar em coordenação com os provedores da US, formações em trabalho na componente de Saúde mental-CETA (Rastreios por portas, seguimento e registos).

 

 

Para ter sucesso, você terá:

·       Licenciatura em Psicologia Clínica e ou Psicologia Geral com conhecimentos e experiência em HIV e SIDA, Saúde Reprodutiva e Infantil;

·       Experiência reconhecida em abordagens de ligação Unidade Sanitária-Comunidade;

·       Pelo menos dois (3) anos de experiência na implementação e monitoria de programas de apoio psicossocial no contexto de HIV e SIDA nas áreas de SMI e TARV adulto e pediátrico;

·       Experiência e facilidades em desenvolver ligações e trabalho com a DPS, SDSMAS, US e comunidades;

·       Fluência na língua portuguesa;

·       Saber falar e escrever em Inglês é uma vantagem;

·       Facilidades de trabalhar em equipa e boa comunicação interpessoal;

·       Conhecimento em informática nos pacotes: Word, Excel, Microsoft Outlook;

·       Disponibilidade para fazer viagens regulares dentro da província

 

 

Pontos de bônus/mais valias se você tiver:

 

·       Excelente compreensão das questões clínicas actuais e literatura em tratamento do HIV e SIDA (pediátrico e adulto)

·       Habilidades e Conhecimentos na gestão do programa incluindo capacitação institucional e sistemas de desenvolvimento;

·       Habilidades e Conhecimentos no uso da avaliação dos cuidados e ferramentas de melhoria de qualidade;

·       Conhecimentos sobre o Ministério de Saúde de Moçambique, incluindo a política e estrutura de gestão a nível nacional e provincial.

·       Facilidades de Trabalhar em equipa e comunicação interpessoal

·       Habilidades de comunicação oral e escrita. Flexível efectuar viagens frequentes aos distritos  

·       Fluente Português falado e escrito; conhecimento de Inglês será uma vantagem.

·       Energético, independente, auto-motivado. Habilidade de relacionamento e adaptação em ambientes multiculturais. 

·       Conhecimentos na aplicação do Microsoft Office (Excel, Word, PowerPoint, Outlook).

 

Como uma organização global, multinacional e multicultural, a EGPAF acredita que a diversidade no local de trabalho enriquece o nosso trabalho e aumenta o nosso impacto e eficácia. Acreditamos que os trabalhadores têm o direito de trabalhar num ambiente de respeito mútuo e integridade que promova a dignidade e o respeito por todos e que lhes permita atingir seu pleno potencial. A Fundação está empenhada em promover a diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEI&B), e encorajamos fortemente aqueles com as seguintes identidades a se candidatarem: BIPOC (negros, indígenas e outras pessoas de cor), mulheres e não binários, LGBT + (lésbicas, gays, bissexuais e Transgênero), indivíduos com deficiência e outros membros de grupos historicamente sub-representados.  Além dos requisitos da legislação do país, a EGPAF cumpre as leis dos EUA que regem a não discriminação no emprego em todos os locais onde a Fundação possui instalações.

A Fundação não cobra taxas em nenhuma fase do processo de recrutamento. Se lhe for solicitado o pagamento de taxas em qualquer fase do recrutamento ou se testemunhar qualquer violação de ética, entre em contato pelo número +1 770 776 5674, ou faça a sua denúncia de forma online através dos seguintes links: (i) para denúncias em Inglês: http://www.reportlineweb.com/PedAids  e (ii) para denúncias em outras línguas: https://iwf.tnwgrc.com/PedAids).